Mostrando que o segmento de motos de 600 cm³ é realmente a bola da vez do mercado brasileiro de motocicletas, chega às concessionárias Yamaha neste mês a XJ6F, versão com carenagem integral da naked XJ6N. Com preço sugerido de R$ 31.720 (contra os R$ 27.500 da XJ6N), a versão F traz ainda cavalete central como item de série e promete conforto para se viajar. Afinal, a carenagem proporciona proteção aerodinâmica para encarar a estrada, desviando o vento em alta velocidade e “cansando” menos o piloto. Além de ter o apelo estético, já que confere um ar mais esportivo à média cilindrada da marca japonesa.
Por baixo da roupagem, porém, a XJ6F tem exatamente a mesma base mecânica de sua irmã naked: quadro tubular em aço e motor de quatro cilindros em linha, duplo comando no cabeçote (DOHC), 16 válvulas, e arrefecimento líquido. Projetado para oferecer força em baixos e médios regimes, tem uma curva de torque bem plana que atinge seu máximo, 6,1 kgfm, a 8.500 giros. Feito para ser amigável e não esportivo, o propulsor produz 77,5 cv de potência máxima a 10.000 rpm.
XJ6F É COMPORTADA
A proposta da linha XJ6 é ser uma moto fácil de pilotar e acessível. Seu motor é comportado, sem ser lento. Oferece um desempenho adequado e previsível para quem está começando nas motos maiores. Na versão “F”, voltada para os motociclistas que buscam um modelo também para viagens, o motor consegue manter velocidade de cruzeiro -- 120 km/h -- sem dificuldade e também sem muitas vibrações, ponto positivo para o mototurismo.
Seus freios não são “esportivos”, ou seja, não assustam o piloto. Com disco duplo, na dianteira, e simples, na traseira, o sistema oferece frenagens eficientes e de acordo com a proposta da moto.
O desenho do banco em dois níveis garante conforto para piloto e garupa. Com assento a 78,5 cm do solo, é fácil manobrá-la e o motociclista fica bem posicionado também em função do guidão plano e ergonômico. Outro detalhe importante é que se pode ajustar o guidão em duas posições -- uma delas, um pouco mais à frente, é ideal para os mais altos. Em conjunto com a carenagem integral, basta abastecer o tanque de 17,3 litros -- que deve oferecer uma autonomia razoável -- e pegar a estrada.
Um ponto negativo, levando-se em conta sua proposta, é a ausência de um bagageiro na moto -- o motociclista terá que investir em um bagageiro, baú ou alforjes laterais. A Yamaha ainda não disponibiliza a linha de acessórios originais, porém há diversas opções de boa qualidade no mercado nacional.
Nova Yamaha XJ6F
terça-feira, 20 de abril de 2010
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